01.02.17

Animais da Cavalaria Britânica voltam ao trabalho após dois meses de férias nos campos

Os normalmente imaculados cavalos do Regimento Montado (Household Cavalry Mounted Regiment) do Reino Unido, foram chamados de volta ao trabalho após dois meses de férias nos campos de Leicestershire em um estado físico completamente diferente do usual.

A Cavalaria na cerimônia de abertura do Parlamento; foto: Sergeant Adrian Harlen

Agora, as tropas do quartel do Hyde Park tem em suas mãos o desafio colossal de transformar os cabeludos e lamacentos cavalos em elegantes e orgulhosos corcéis para a Rainha. E eles tem apenas seis semanas para deixar esses cavalos brilhando.

Soldado verifica as condições dos cavalos antes do embarque de volta a Londres; Foto: Corporal Dek Traylor / MoD Crown

“Os garotos têm um grande desafio pela frente, mas estão mais do que prontos para isso”, explicou o Major James Harbord, líder do esquadrão do Life Guards. Eles vão trabalhar nos estábulos das 5h30 da manhã às 4h00 da tarde todos os dias para deixar os animais prontos para o primeiro desfile daqui a seis semanas. A transformação será extraordinárias, mas envolve um longo, duro e paciente esforço.” O oficial ainda acrescentou: “A Rainha conhece seus cavalos e presta atenção em todos os detalhes. Ela vai checar se nós conseguimos alcançar os altos padrões necessários para o cerimonial do Estado e nós estamos determinados a apresentar um bom espetáculos para ela nos grandes eventos que virão”.

Os cavalos são examinados minuciosamente a procura de feridas ou parasitas; img: The Household Cavalry

Os cavalos com certeza merecem essas férias longe da rotina militar, soltos em campo aberto, pulando, brincando, pastando e rolando na lama. Mas, após algumas semanas, eles estão irreconhecíveis – gordos, flácidos e imundos. O soldado Liam Telfer, 32, explica que identificar os cavalos é praticamente impossível. “Embora a gente conheça cada cavalo, eles ficam em tal estado que precisamos verificar os microchips e as impressões dos cascos para identificá-los com certeza e levá-los de volta aos estábulos corretos.”

Alimentação balanceada e exercício leve garantem o retorno a boa forma físicas; img: The Household Cavalry

Primeiro toda a sujeira tem que ser cuidadosamente retirada com a escova e os nós desembaraçados, então os cascos vão ser cortados e ferrados. Os ferreiros da Household Cavalry trabalham o mais rápido possível para que os cavalos possam voltar ao treinamento com seus novos sapatos. “Os cavalos voltaram há apenas um dia e nós já ferramos 60 deles”, disse o ferreiro chefe Richard Harris. “É importante ferrar primeiro porque no campo os cascos crescem e ficam deformados, assim precisamos ter certeza de que eles tenham uma andadura equilibrada para prevenir lesões”.

Novos ferros para todos os cavalos; img: The Household Cavalry

Depois, um bom banho no solário para lavar toda a sujeira impregnada nos pelos. Então, eles são tosados, os pelos da cara aparados. Mas o trabalho está só começando – serão vários dias antes que a pelagem recobre seu brilho. Uma dieta balanceada e trabalho progressivo vão novamente tonificar os músculos e definir os flancos destes poderosos animais, que pesam entre 500 e 800 quilos.

Um bom banho é parte essencial dos primeiros cuidados após o merecido descanso; img: The Household Cavalry

O soldado Stuart Underwood estava perplexo: “Em todo o meu tempo na Cavalaria, eu nunca os vi tão sujos assim. Deve ter sido o mau tempo. O Rei da Espanha vai visitar a Grã Bretanha em 8 de março e cada um desses cavalos precisa estar imaculado para a parada”, disse.

O Regimento, que guarda os Palácios Reais britânicos há três séculos, passa pelo Buckingham Palace em Londres; img: AP Photo/Sang Tan

Todo o processo é cuidadoso e exigente, com muita atenção a todos os detalhes, até o último fio de crina do último cavalo. Quando se trata de preparar os animais para as mundialmente famosos cerimônias britânicas, o pessoal do Exército se certifica que a uniformidade esteja perfeita, sem que nenhum cavalo pareça estar nem levemente fora de lugar. A crina deve ter 10 centímetros de comprimento e o rabo precisa ter o mesmo tamanho em todos os cavalos.

A uniformidade entre os animais é uma séria exigência; img: REUTERS/John Stillwell

Apesar de todo o trabalho duro, não há dúvida de que os magníficos animais ficarão prontos. E, como sempre, os membros equinos do Exército irão adornar os desfiles no Queen’s Life Guard com sua pelagem resplandecente, para orgulho dos britânicos.

 

Brasil Hipismo com as fontes e fotos: army.mod.uk e Horse & Hound

Comentários