04.08.17

Elite do hipismo a postos no Campeonato Brasileiro de Seniores em Curitiba

 

A Sociedade Hípica Paranaense mais uma vez volta a ser palco de grandes disputas. Esse final de semana, entre 3 e 6/8, o Campeonato Brasileiro Senior Especial, a 1.30 metro, Senior, 1.40 metro, e Senior Top, 1.50 metro, agita o principal polo do hipismo paranaense com presença da elite do hipismo no país. A disputa – aberta a cavaleiros e amazonas acima de 21 anos profissionais e amadores que competem no alto rendimento – já começou. Na quinta-feira, 4/8, foram definidas as primeiras parciais dos três campeonatos que tem armação do course-designer internacional Guilherme Jorge, responsável pelas pistas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na prova Senior Top, principal categoria com participação de 20 conjuntos, são três os líderes que fizeram duplo zero falta na primeira prova: Felipe Amaral com Premerie Premiere Carthoes BZ, cavaleiro reserva na Rio 2016 e campeão brasileiro senior Top 2013, Artemus de Almeida, vice-campeão brasileiro Senior Top 2015 e atual líder do Ranking Brasileiro Senior Top, montando Cassilano JMen, ambos representando São Paulo, e o top carioca Tiago Mesquita apresentando Baptista, conjunto que vem de vitória no GP da Copa São Paulo em 4/6.

Felipe com Premiere Carthoes BZ, Artemus com Cassilano JMen e Tiago com Baptista: liderança no Brasileiro Senior Top

Somente na categoria Senior Top, o Campeonato conta com duas provas (ao invés de três provas) e a 1ª parcial já definiu o resultado das equipes. Sagrou-se campeão o time de São Paulo formado pelo tetracampeão brasileiro Francisco Musa com Sharapova Império Egípico, Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão brasileiro Senior Top 2015/2016, e Artemus de Almeida com Cassilano JMen, totalizando 8 pontos perdidos (pp). O time do Rio de Janeiro foi vice, 24 pp.

Equipe campeã de São Paulo com Guilherme Jorge, Vailton Jaci Cordeiro, Fernando Sperb e Paulo Cunha

Nessa sexta-feira, 4/8, acontece a segunda parcial e final por equipes Senior e Senior Especial, categorias que decidem o título individual no domingo, 6/8. Concorrentes ao Brasileiro Senior Top disputam a final nesse sábado, 5/8, a partir das 14h00. A entrada é franca.

Agenda e novo ciclo

O Brasileiro Senior Top é válido pela 4ª de 8 Etapas do Ranking Brasileiro Senior Top e o próximo encontro da elite do hipismo será no Concurso de Salto Internacional World Cup Qualifier e Nacional durante o 82º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro, entre 6 e 9/9. Para a Confederação Brasileira de Hipismo, agora com Ronaldo Bittencourt Filho na presidência, o ano de 2017 marca o início de um novo ciclo olímpico. A temporada do hipismo brasileiro está excelente que, entre outras importantes conquistas, vem de inédita vitória do Time Brasil na Copa das Nações do Internacional 5* de Hickstead, mais tradicional evento da Inglaterra, há uma semana, em 28/7. Em 2018, o grande desafio são os Jogos Equestres Mundiais 2018, entre 10 e 23/9, em Tryon (EUA).

Etapas do Ranking Brasileiro Senior Top 2017
CSI-W*** Cidade de Porto Alegre – The Best Jump – 04 a 07 de maio
CSI-W** Cidade de Curitiba – 11 a 14 de maio
CSN Copa São Paulo – 01 a 04 de junho
CBS – Campeonato Brasileiro Sênior Top – 03 a 06 de agosto
CSI-W** Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro – 06 a 10 de setembro
CSI-W** Indoor – Sociedade Hípica Paulista – 20 a 24 de setembro
CSN Agromen – Orlândia – 11 a 15 de outubro
CSN Top Rider – 07 a 10 de dezembro (local a definir)

Ordens de Entrada e Resultados Campeonato Brasileiro de Seniores 2017

Fonte: Imprensa CBH com fotos Mundo Hípico e montagem img arquivo Luis Ruas

Comentários