24.07.17

Victoria de Mendonça, Pedro Backheuser, Rafaela Dias e Lys Kang são os campeões brasileiros 2017

Durante cinco dias de competição, entre 19 e 23/7, a Sociedade Hípica Porto Alegrense recebeu o Brasileiro da Juventude, que também definiu as equipes da nata jovem do hipismo brasileiro rumo ao Sul Americano 2017.No domingo, 23/7, quinto e último dia do Campeonato Brasileiro da Juventude, na Sociedade Hípica Portoalegrense, foram decididos os títulos da categorias Young Riders (16 a 21 anos) e Junior (14 a 18 anos), respectivamente, com vitória de Victoria Ribeiro de Mendonça, por São Paulo, e Pedro Backheuser, representando o Rio de Janeiro. No sábado, 22, na Mirim a vitória foi de Rafaela Dias Melo e na Pré-junior, Lys Park Kang.

Fechando a rodada dos Campeonatos Brasileiros da Juventude 2017, Victoria Ribeiro de Mendonça dominou a difícil categoria Young Riders

Victoria Mendonça lidera de ponta a ponta no Brasileiro Young Riders

Na difícil categoria Young Rider, disputada a 1.45 /1.50 metro, a amazona do interior paulista Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça, vice-campeã sul americana junior 2015, campeã brasileira junior e campeã sul-americana 2016, mostrou a que veio e conquistou seu primeiro título brasileiro Young Rider. Montando Diamant Z, Victoria liderou de ponta a ponta: venceu a prova inicial e garantiu mais dois duplos zeros na 2ª e 3ª parcial.

Vitória e Diamont Z: 100% de aproveitamento

Matematicamente, Victoria, 19 anos, também foi vice-campeã, montando Una Bella 9, totalizando apenas 10,19 pontos perdidos (pp), mas por não poder ficar com duas  montarias entre os três primeiros colocados fechou oficialmente na 4ª colocação. O paulista Rafael Rodrigues Moderno, vice-campeão brasileiro 2015 e campeão brasileiro young rider 2016, dessa vez, levou El Santo ao vice-campeonato. Em 3º lugar chegou o premiado mineiro Pedro Moura de Carvalho apresentando Boomerang VH Kluizeboos, 21,3 pp.

Pedro Backheuser conquista o bi Brasileiro Junior

Na decisão dos Juniores, a 1.40 e 1.45 metro, o carioca Pedro Backheuser, de 18 anos, montando seu tordilho Q Pleasure de Bacon foi um dos quatro vencedores da prova final com duplo e com apenas 4,26 pontos perdidos (pp) da prova de caça faturou o bicampeonato brasileiro da categoria 2015 / 2017.

Pedro e Q Pleasure: parceria de ouro

Sagrou-se vice-campeão o sempre competitivo ginete de São Paulo, Pedro Malucelli Egoroff, campeão do ranking brasileiro junior 2016, que montando Wangu Cooper também foi um dos vencedores da prova final e computou 8,89 pp. O mineiro André Fonseca Moura com Uniroyal, que também venceu a prova final, fechou com 9,28 trazidos da 1ª e 2ª parcial, conquistando bronze.

Lys Park Kang é a campeã brasileira Pré-junior

A prova final da categoria Pré-junior, a 1.35 metro, teve quatro vencedores com duplo zero na prova final e todos subiram ao pódio. Sagrou-se campeã a amazona paulista Lys Katherine Park Kang com sua Macarena Tok que fechou o campeonato com apenas 6,06 pontos perdidos (trazidos da 1ª e 2ª parcial).Lys, 14, treina no Centro Hípico Granja Viana com Everaldo Mendes, o Careca, tem entre seus títulos duas medalhas de prata por equipes no Sul Americano Mirim em 2015 e 2016.

Lys Kang deu lição de categoria e amor em parceria com sua Macarena Tok

Sagrou-se vice campeã brasileira Carolina de Souza Chade, a Cacá, montando Flying High das Umburanas, também com menos de duas faltas, 7,30 pp. Flying das Umburanas, de 9 anos, foi cedido pelo medalhista olímpico Doda Miranda às vésperas da competição. Cacá treina com Marcos Ribeiro Junior e no campeonato também contou com as dicas de Doda.A top gaúcha Laura Bosquirolli Tigre, campeã sul americana Pré-junior 2016 e campeã sul americana Mirim 2015, montando Cher da Boa Vista arrematou a medalha de bronze, 8,86 pp.

Rafaela Dias Mello fatura o título Mirim

Foram dois os jovens talentos da categoria Mirim que chegaram ao final da terceira e última prova totalizando cinco percursos sem faltas levando a decisão ao desempate. Com mais um percurso limpo, em 33s23, Rafaela e sua Madame Lili conquistaram o título brasileiro e a vaga no time do Brasil no Sul Americano da Juventude. Rafaela, 13, vem colecionando importantes conquistas e treina na Hípica Jundiai com Nicolas de Zavalia.

Rafaela e Madame Lili: atuação perfeita

Também com uma excelente performance sem faltas no desempate, em 35,03, Marco Antonio Ferreira Filho com Holandesa T faturou o vice-campeonato, por São Paulo. A decisão pelo bronze também teve o desempate entre dois conjuntos com apenas uma falta na soma das três provas. Com pista limpa em Maithe Carolina de Lima Marino apresentando Donadoni BH, conjunto recém formado, garantiu o bronze com percurso limpo, em 34s78, mais uma vez por São Paulo.

Disputa fechou as seletivas do Sul Americano da Juventude 2017

O Campeonato Brasileiro define os Times Brasil no Sul Americano da Juventude 2017, entre 2 e 8/10, na Argentina. Cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Pré-junior e Junior cumpriram a 1ª fase de seletivas do Sul Americano e agora no Brasileiro aconteceu a 2ª fase. Basicamente o critério de seleção para formação das equipes funciona da seguinte forma: campeão, vice e 3º lugar de cada categoria no Brasileiro, campeão, vice e 3º lugar da soma das seletivas da 1ª e 2ª fase e outras quatro vagas ficam a critério da comissão técnica. Todos postulantes a uma vaga na equipe brasileira precisam necessariamente ter disputado 2 das três seletivas da 1ª fase e o Campeonato Brasileiro. Para os Young Riders foi necessária somente a participação no Brasileiro.

Final Brasileiro Mirim

Campeã Rafaela Dias Mello / Madame Lili – FPH – 0 pp – 0/33s23
Vice Marco Antonio Ferreira Filho / Holandesa T – FPH – 0 pp – 0/35s03
3º Maithe Carolina de Lima Marino / Donadoni BH – FPH – 4 pp – 0/34s78
4º Monique Hubner Busato / Berlin H – FPrH – 4 pp – 4/32s19
5ºE Philip Greenlees / Premiere Avigon Z – FPH – 8 pp
5ºE João Pedro de Almeida Chaves / Calantus JMen – FEP – 8 pp
5ºE Raquel Pinheiro Koren de Lima / Cat Call – FPH – 8 pp
5ºE Henrique Maranhão / Coral Rec Xangô – FEP – 8 pp

Final Brasileiro Pré junior

Campeã Lys Katherine Park Kang / Macarena Tok – FPH – 6,06 pp
Vice Carolina Souza Chade / Flying High das Umburanas- FPH – 7.30 pp
3º Laura Bosquirolli Tigre / Cher da Boa Vista – FGEE – 8,86 pp
4º Mariana Xavier Scomparin / Espetacular do Xapuri – FPH – 8,88 pp
5º Matheus Riginik Sant Anna / Cia Athletica Cancelier – FPH – 9,54 pp
6º Gabriel Baptista Braz / LP Clementina – FEPA – 10,15 pp

 

Brasileiro Juniores 2017

Campeão Pedro Backheuser / Q Pleasure de Bacon – FPH – 4,29 pp
Vice Pedro Malucelli Egoroff / Wangu Cooper – FPH – 8,89 pp
3º André Fonseca Moura / Uniroyal – FHMG – 9,28 pp
4º Thales de Lima Marino / Celena DML – FPH – 9,42 pp
5º Gabrielle Fontoura Berger / Calendra – FCH – 13,96 pp
6º Marcelo Gozzi / Caprice VDL – FPH – 17,17 pp

Brasileiro Young Riders 2017

Campeã Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça / Diamant Z – FPH – 0 pp
Vice Rafael Rodrigues Moderno / El Santo – FPH – 12,07 pp
3º Pedro Moura Carvalho / Boomerang VH Kluizeboos – FHMG 21,23 pp
4º Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça / Una Bella 9 – FPH – 10,19 pp
5º Yasmin Almendros Marinho Santos / Piaf de Quintin – FPH – 27,17 pp
6º Ana Brentani Samaia / Escadron van Koekshof – FPH – 27,27 pp

 

Com a fonte: CBH e fotos: Luis Ruas

 

Comentários